Thursday, March 6, 2008

Humildade precisa-se


Há coisas que não compreendo e que tenho muita dificuldade em processar. Acho que o orgulho é das piores características humanas, um defeito.
O que é que leva as pessoas que cometem um erro, e que têm consciência de que se trata de um erro, a defendê-lo com unhas e dentes, levantando subterfúgios e falsas argumentações? Para quê? Porquê? Será que tomam os outros por estúpidos? Será por despeito, ou pior, fala de respeito pelos outros? Será que acreditam mesmo que sairão elevados por não darem o braço a torcer?
Não compreendo! Nenhuma das acima mencionadas me parece uma razão válida, dado que para os outros fica claro que o pior não é aquela pessoa ter errado, mas sim o facto de não ser capaz de admitir que errou, o que já revela questões de carácter!
Será que Freud explica?

5 comments:

Hydrargirum said...

Bem...o Orgulho...todos nós temos um pouco...eu tb tenho algum...contudo...não desse tipo...não desse género...nem desse fervor...

Eu quando noto que o erro foi meu...ou quando me mostram que não estou bem...sou o 1ro a admitir e a reagir em conformidade com tal...

E irritam-me pessoas assim como descreves....demais!:///

Jinhos:)

Su. said...

Ta ai coisa q dava assunto pra mangas... á bem pouco tempo perdi uma amiga, simplesmente por orgulho dela, n entendo até hoje custa-me entender... cheguei a falar disso no meu blog... o orgulho é coisa q n tenho pachorra p aturar... aqui em casa tenho um caso tipico, e sinceramente ainda n aprendi a lidar com isso!

dddaaaaaaasssssssss

M said...

Querida campainha, não acho que seja uma questão de orgulho... o problema é que as pessoas não têm capacidade para assumir as consequências dos seus actos ou das suas palavras... é fácil fazer a porcaria, mas é muito díficil limpá-la! Tal como tu dizes e muito bem, é uma questão de carácter... as pessoas são cobardes por natureza... mas as que me irritam ainda mais, são aquelas que enchem a boca e o peito e dizem que fazem e acontecem, mas na hora de defender o que pensam e mostrar essa atitude não o fazem e tentam mandar as culpas, responsabilidades ou a iniciativa para cima dos outros...

Gi said...

Acho que orgulho não é a palavra correcta!
Eu tenho orgulho em imensas coisas!
Pode ser teimosia, pode ser convicção, pode ser uma imensidade de coisas!
Aprendia que não existem só 2 cores o branco e o preto, mas uma imensidão delas com imensos gradientes e misturas...

Eyes wide open said...

Certamente que Freud explicaria... eu já desisti de tentar racionalizar este tipo de atitude... it is really not worth it.


*